Por Tiago Eulalio
O candidato a Presidência da República José Serra já começou sua campanha eleitoral, inclusive na web, e a ferramenta mais utilizada por ele é o twitter, pois até no seu site há um link que redireciona o usuário ao seu perfil na rede de relacionamentos que mais cresceu neste ano. Até o lançamento da campanha do candidato foi contou com a transmissão ao vivo via twitter.
O candidato a Presidência da República José Serra já começou sua campanha eleitoral, inclusive na web, e a ferramenta mais utilizada por ele é o twitter, pois até no seu site há um link que redireciona o usuário ao seu perfil na rede de relacionamentos que mais cresceu neste ano. Até o lançamento da campanha do candidato foi contou com a transmissão ao vivo via twitter.
As mensagens que Serra deixa no twitter, no entanto não são em sua maioria discursos de sua plataforma política e sim assuntos de sua vida pessoal. Mesmo quando fala dos eventos que participa, sempre aborda questões marginais ao assunto principal como “Demorei para desacelerar. Quando caí na cama, dormi 12 horas, coisa que não acontecia há uns 20 anos”, explica Serra aos seus seguidores o motivo pelo qual não acessava o twitter por 3 dias.
José Serra tem mais de 205 mil seguidores, um número que não decide uma eleição se comparado aos 128 milhões de eleitores em todo o Brasil. “Vamos começar a marcar as campanhas com o uso da internet agora, mas ainda não conseguiremos usufruir tudo o que ela tem a nos oferecer”, explica Valdir Pucci professor de ciência política e direito eleitoral do UDF Centro Universitário, em entrevista ao JB online no dia 18 de abril.
O Tribunal Superior Eleitoral tenta regular essa atividade na internet, o que não agrada aos candidatos que afirmam que a web. Para muitos, a melhor regulamentação é a fiscalização da população, que pode fazer denúncias de irregularidades na página do Tribunal Regional Eleitoral ou na Procuradoria Geral Eleitoral.
Fontes: Correio Braziliense, O Globo e Jornal do Brasil