Por Mayara Lopes
Um local onde é possível conversar de igual para igual com eleitores, pré-candidatos, formadores de opinião e toda a sorte de pessoas. Este é o espaço encontrado no twitter, que tem mudado os rumos das campanhas eleitorais no Brasil na era pós candidatura Obama.
Um local onde é possível conversar de igual para igual com eleitores, pré-candidatos, formadores de opinião e toda a sorte de pessoas. Este é o espaço encontrado no twitter, que tem mudado os rumos das campanhas eleitorais no Brasil na era pós candidatura Obama.
Ciro Gomes, Dilma Roussef, José Serra e Marina Silva já aderiram ao microblogging, e o usam como estratégia para se mostrar tais como são aos eleitores, sem o intermédio de veículos impressos, rádio, televisão, ou seja, de jornalistas.
Ali, em suas páginas pessoais, conversam com os eleitores, dão respostas às perguntas sobre suas campanhas e apresentam seus gostos, seus projetos, suas realizações. “O twitter facilita o contato dos jovens com os candidatos, por ele ser um meio interativo e atraente”, opina Patrícia Alves, estudante de 20 anos.
Outra possibilidade aderida em peso pelos principais pré-candidatos, segundo o professor de Marketing Político da Univap, Mário Gustavo, é a de rebater afirmações veiculadas na mídia no twitter. “A Dilma principalmente, tem utilizado sua página no twitter principalmente para se defender de acusações diversas, o que faz seu discurso pobre frente às propostas apresentadas pelos outros candidatos.”, argumenta Gustavo.