Por Renata Sartori
Depois de anos de discussão sobre a utilização da internet como ferramenta nas campanhas políticas, foi aprovado em 16 de setembro de 2009 o Projeto de Lei 5498/09, que entrará em ação na campanha eleitoral de 2010. O projeto permite que qualquer político manifeste livremente seu pensamento, além de garantir direito de resposta.
Depois de anos de discussão sobre a utilização da internet como ferramenta nas campanhas políticas, foi aprovado em 16 de setembro de 2009 o Projeto de Lei 5498/09, que entrará em ação na campanha eleitoral de 2010. O projeto permite que qualquer político manifeste livremente seu pensamento, além de garantir direito de resposta.
A grande discussão, contudo, está em como fazer a difusão dos ideais, chegando de forma rápida e consistente até os eleitores. Assim, o twitter foi a principal ferramenta recomendada, já que é um site de relacionamento que tem como proposta a divulgação de ações e pensamentos livremente.
A assessora de imprensa Fernanda Ribeiro acredita que a ferramenta beneficiará a população. “Acho válida a proposta, mas desde que a atuação do político corresponda com a proposta de divulgação e interatividade que o microblog oferece. Isso gera aproximação entre o político e o povo e, no meu ponto de vista, é o principal benefício que a ferramenta oferece ao político.”
Para a estudante universitária Estela Zuin, a ferramenta beneficiará os candidatos por ser interativa. “O twitter vai auxiliar se o candidato postar o que tem a ver com o público leitor. É uma ferramenta moderna, utilizada por pessoas que estão realmente interessadas em informação. Portanto, pode auxiliar, se for bem aproveitado.