Atividade física feita de forma errada pode oferecer riscos ao corpo

Por: Jonas Barbetta e Marcelo Vital

Estar em forma é o sonho de todas as pessoas que lotam as academias, não só no Brasil, mas no mundo todo. Homens e as mulheres de todas as idades dedicam horas ao esforço de eliminar gorduras, afinar a silhueta, deixar os musculos bem definidos e conquistar o gostinho de se olhar no espelho e se achar parecido com alguém que tenha visto na televisão ou revista.

Para o médico especialista em medicina esportiva, Dr. Carlos Fernandes Novaes, toda atividade física é benéfica, desde que seja praticada com moderação e com acompanhamento de um profissional. “A pessoa que pretende ter um corpo definido deve levar em conta os limites do seu corpo e ficar atento a possíveis lesões causadas pelo excesso de atividade física”, frisa Novaes.

Para ter um rendimento melhor e evitar dores no corpo, o especialista ainda indica alimentos que contenham fibras, como a banana e produtos integrais e diz que “o ideal é que meia hora antes do exercício físico, a pessoa se alimente e beba líquidos para manter a hidratação durante a atividade física”, recomenda.

Para quem não está acostumado à prática esportiva, uma dica dada por Novaes é começar com exercícios leves, como a caminhada e gradualmente ir aumentando seu nível de esforço. “Para que não tem o hábito de se exercitar, o recomendado seria começar com meia hora de esteira durante a primeira semana, 40 minutos na semana seguinte, até atingir cerca de uma hora por dia”, destaca.

Para o professor de educação física, Richard dos Santos, “a musculação é uma saída para exercitar grupos musculares que raramente usamos e prevenir problemas gerados pela falta de uso, como desvios posturais, falta de flexibilidade, complicações vasculares e fraqueza muscular", explica.

Nas academias, pessoas que desde cedo buscam o corpo perfeito para chamarem a atenção, acabam não fazendo as atividades físicas da maneira correta, pois exageram demais nos exercícios e acabam por prejudicar seus hormônios e consequentemente o seu crescimento. “Algumas pessoas falam que quando se sente muitas dores após os treinos, quer dizer que o resultado foi melhor, e isto não é verdade, pois se sente dores, quer dizer que, o trabalho foi feito de forma errada ou foi exagerado, acima dos limites do próprio corpo”, complementa Richard.