Cultura alternativa ganha espaço com banda Alkimia

Banda de rock alia skate e música em eventos e chama a atenção da população jovem para diferentes manifestações artísticas

Giovana Vasconcelos
 

@marcovieirafotos

O público começa a chegar quando o sol se põe. A banda está em cima do palco afinando os instrumentos e se certificando de que tudo está em seu devido lugar. Thomas e Lucas conferem as guitarras, Miguel checa as caixas de som e Nicholas pega as baquetas e se senta na bateria. Não muito longe, a competição de best trick na mini ramp decide quem leva o prêmio no skate. O barulho de conversa e risada preenche o espaço, mas um chiado alto da caixa de som leva os olhos da plateia para a origem do ruído. “Boa noite, galera”, exclama Miguel, vocalista e baixista, “vamos fazer um som pra vocês”. E é o que basta para animar o público e dar início ao show da noite.

A banda Alkimia, surgida em 2019, passou a movimentar o cenário cultural de Caçapava, cidade do interior de São Paulo. Muito conservadora, a população tem dificuldade em aceitar o estilo musical alternativo da banda e os desdobramentos que ela promove entre as gerações mais jovens da cidade. Mas o que é cultura alternativa? Também conhecida como contracultura, é a denominação utilizada para nomear a cultura que surge das ruas ou de movimentos mais desconhecidos – do termo em inglês, “underground”.

Os eventos promovidos pela banda sempre englobam movimentos não muito queridos pela sociedade em geral como o skate, o grafite e, principalmente, o rock com as rodas punk, ou "mosh". Nicolas Moreira, fã da banda, comenta sobre a importância de unir esses elementos em uma festa. "Trazer a arte marginalizada com um novo olhar, trazer pro centro dos olhares, ressignifica esses movimentos e desmistifica os preconceitos acerca deles", afirma.

Na última festa, realizada no dia 26 de maio no Gamt, um espaço na região central da cidade, a banda reuniu competição de skate, grafite, tatuagens feitas na hora, além da participação de outros artistas da região e exposições de diversas lojas de Caçapava.

Vitória Valim, que acompanha a Alkimia, diz que a participação de outras bandas agregou muito no evento. "Foram artistas de outras cidades que vieram pra cá e agregaram no evento, mas, principalmente, a Alkimia conseguiu utilizar o momento pra fortalecer o trabalho de outras pessoas, com comércios locais e outras exposições, e isso transformou o dia em um evento com várias atrações", fala.

Abaixo você pode conferir algumas fotos do último evento!

@banda.alkimia de Giovana Vasconcelos

Quer saber mais sobre a banda e conhecer um pouco mais dessa história? Confira a segunda e a terceira parte dessa matéria aqui.