Realização profissional fora do país

Amanda Luz

Se você sonha ter uma experiência de trabalho no mercado internacional, se inspire na história de Ariane Agatha de 34 anos, que está morando na Irlanda há pouco mais de três anos e realizou este sonho. A profissional de Design de interiores de cozinhas passou por muitas áreas antes de conseguir se ingressar em uma área mais especializada.

Ariane sempre teve o sonho de morar fora e com pouco mais de 30 anos resolveu se planejar para isso. A gestora de desenvolvimento de equipe e vendas trabalhou por 5 longos anos na empresa de telefonia móvel Claro e afirma ter aprendido muito durante os anos que esteve por lá. Quando foi demitida da empresa, sentiu que era o momento de ir em busca dos sonhos. E assim, vendeu o carro e o apartamento para custear os gastos com o curso de inglês e os demais gastos da viagem.

Ao chegar na Irlanda, em março de 2019, Ariane foi em busca de empregos, ainda com o idioma em construção. Trabalhou pouco mais de um ano limpando um prédio de dormitórios universitários, depois foi tirar a cidadania europeia, a que tinha direito na Itália, onde morou quatro meses. Por causa da pandemia passou a fazer as aulas de inglês online, o que prejudicou bastante seu aprendizado. Pois sentia necessidade de praticar o idioma com outras pessoas. Mas mesmo assim, sentiu uma evolução no aprendizado em relação aos primeiros meses no país.

E assim, se permitiu arriscar novas experiências, como trabalhar com atendimento em um café. Quando estava no café, por precisar se comunicar mais com os nativos, sentiu que poderia começar a arriscar vagas mais especializadas. E assim, quando surgiu a oportunidade, mesmo insegura, se preparou para o processo seletivo e conseguiu a vaga. Para saber detalhadamente essa história, ouça baixo a entrevista que preparei com ela: