A moda se transformou durante a pandemia e ainda continuará mudando pós-pandemia
por Bianca Guimarães
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| As decisões no mundo da moda se modificaram durante a pandemia |
A pandemia afetou diversos setores da sociedade, trouxe muitas mudanças e adaptações no mundo todo e no mundo da moda não foi diferente, as pessoas passaram mais tempo em casa e com isso, a forma de consumir moda se transformou. A maioria das mulheres deixou o look mais social de lado e passaram a usar roupas mais básicas e confortáveis, ou até mesmo começaram a se arrumar da cintura para cima, devido às reuniões por vídeo chamada.
Após tanto tempo em casa, a busca por conforto se tornou prioridade e as pessoas deixaram de lado os looks que usavam antes da pandemia. A situação em que vivemos impacta também o mercado da moda, houve uma queda no consumo de roupas durante a pandemia e um aumento no consumo de alimentos, sem trabalhar presencialmente e sair com os amigos, as pessoas deixaram de comprar roupas mais sociais e quando compram, optam por algo mais confortável e isso irá se estender até após a pandemia.
Mesmo antes do isolamento social, provocado pelo novo coronavírus, o consumo de roupas mais confortáveis já havia crescido e a pandemia só intensificou esse movimento. Michel Alcoforado, antropólogo e sócio da Consumoteca conta que a pandemia teve o papel de acelerar um movimento que já tinha começado. “Esse novo estilo faz parte de uma grande mudança cultural que vem acontecendo no mundo inteiro. É o perfil de um consumidor jovem, que está disposto a gastar com roupas casuais e exclusivas que comunicam algum conhecimento interno”, conclui.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Consumoteca em 2020, com essa mudança na forma de se vestir e consumir moda, grande parte da população sente falta de se arrumar e usar determinadas peças de roupas. A maquiagem é o que as brasileiras mais sentem falta de usarem no dia a dia, as mulheres entre 25 e 39 anos, além da maquiagem também apontaram ter vontade de usar mais acessórios, salto alto e vestido. “A saudade não é tanto da roupa em si, mas da ação de pensar na produção, do clima dos eventos, de encontrar os amigos no café do trabalho, do happy hour”, diz Michel.
Os desfiles e as semanas de moda também foram afetados pelo isolamento social e para que as tendências de cada estação não deixassem de ser exibidas com os desfiles adiados, o uso da tecnologia foi essencial para que a moda se reinventasse. Inclusive, essa nova forma, online, de realizar desfiles fez com que muitas pessoas que não conseguiam estarem presentes em desfiles antes, agora podem assistir da sua própria casa.
