Rosilene Cardoso é bibliotecária há mais de 20 anos e no seu trabalho pôde vivenciar as mudanças geradas pela tecnologia
De que maneira a tecnologia chegou ao mundo da leitura?
Com seu jeito calmo e paciente Rosilene Cardoso se formou em biblioteconomia em 1994, em Linhares - Espírito Santo. Cidade pelo qual também nasceu e teve suas primeiras experiências profissionais como professora da pré-escola. Por meio de indicações, Rosilene decidiu trocar as escolas pelas bibliotecas como seu local de trabalho.
Por Joyce Dias
![]() |
| Rosilene atua como bibliotecária/ Joyce Dias |
Após alguns anos, ela precisou acompanhar o marido e mudou-se para Pindamonhangaba e hoje, atua na biblioteca municipal do município, na unidade de Moreira César como bibliotecária. Lá ela dedica-se para organizar o espaço, além de também incentivar a leitura para os leitores. E não é somente dentro da biblioteca que Rosilene Cardoso incentiva a leitura não, dentro de sua casa ela também motiva sua família a ler. Ela tem 3 filhos, e para que eles não percam o hábito da leitura, ela deixa livros e revistas distribuídos em lugares estratégicos de sua casa, como por exemplo, dentro do banheiro. Mas apesar disso, Rosilene acredita que o melhor meio para incentivar a leitura é os meios tecnológicos, já que quando se meche no celular o usuário lê o tempo todo, sem perceber. Por isso, seu smartphone é sua maior prateleira, já que lá está tudo o que ela mais gosta de ler, como a revista Veja, assuntos políticos, artigos de história e até mesmo livros de auto-ajuda.
Quais mudanças que as bibliotecas tiveram com o passar dos tempos?
Passou a ter mais suporte tecnológico por meio do acesso ao digital, a internet.
Qual a influência da tecnologia no hábito da leitura?
Acho que está influenciando em vários aspectos, desde nos livros virtuais, até nos textos informativos. Sempre está todo mundo procurando alguma coisa para ler, não importa o que seja, pode ser um texto de igreja, ou mesmo um texto de auto-ajuda. Eles são todos moldes que estimulam a leitura.
Como a tecnologia te ajuda no seu dia-a-dia?
Ajuda no sentido facilitador. Por que quando eu tenho a meu favor um computador com acesso à internet eu posso fazer um atendimento melhor. Posso encontrar um livro ou fazer um empréstimo, por exemplo. Nosso sistema também envia automaticamente um lembrete para aqueles que se esquecem de devolver os livros no prazo estabelecido. É tudo muito mais rápido e eu ganho tempo com isso.
De que maneira a tecnologia chegou ao mundo da leitura?
Facilitou o meu trabalho de divulgação, na área do marketing. Hoje em dia os leitores podem fazer empréstimos online e eu posso mandar cartinhas de cobrança pelos e-mails, divulgar os eventos que tem aqui na biblioteca (na página da prefeitura) e eu também uso o famoso Google, para pesquisar livros atuais.
Qual dificuldade que você encontrou com o avanço da tecnologia em relação à literatura?
Não existem dificuldades, porque a tecnologia influência a leitura. Querendo ou não as pessoas lêem, eu acho que elas lêem até mais do que nunca. Sempre estamos lendo uma mensagem, uma piadinha e etc.
Quais os desafios que você encontra como bibliotecária?
O desafio das bibliotecas é conquistar os leitores. Não são todos que acham uma biblioteca interessante. Isso por que a internet oferece muitos downloads e até mesmo outros meios interativos. Então o desafio é oferecer para os leitores um ambiente agradável com livros atuais, além de promover eventos para que as pessoas tenham a oportunidade de conhecer a biblioteca.
Quais as estratégias da biblioteca para o incentivo à leitura?
Procuramos fazer vínculos com as escolas, além de promover eventos com teatros e contações de histórias. Buscamos também sempre ter livros atuais.
Quais são os gêneros literários que mais atraem os jovens?
![]() |
| Rosilene e sua colega de trabalho/ Joyce Dias |
Geralmente são gêneros fantásticos, como Harry Poter. Livros de ficção, de suspense e de fantasia também. Os jovens gostam muito quando a história envolve vampiros, a relação com vampiros é muito grande (risos).
Quais eventos em que a biblioteca realiza durante o ano?
Em junho tem evento sobre o meio ambiente, em abril e outubro a semana da leitura infanto juvenil, em agosto tem sobre o folclore e no final do ano sobre o natal, que é em dezembro.
Como é o interesse das bibliotecárias em incentivar a leitura?
Nós aqui sempre procuramos incentivar a leitura para todos, deixando sempre o espaço mais agradável e com livros atuais.
Como os pais poderiam participar do desinteresse dos jovens quanto à leitura?
Deveriam participar sempre apresentando um livro e sempre levando seus filhos para conhecerem uma biblioteca.
Qual o papel da biblioteca na formação dos jovens?
Antes as pessoas pegavam livros para fazerem pesquisas. Mas quando começou a pagar pela internet para ter acesso em casa, tudo mudou. Hoje as bibliotecas são um local de lazer e cultura. Os jovens têm aqui um momento de entretenimento.
Como você vê as bibliotecas daqui a alguns anos?
A tendência é mudar devido a tecnologia. Vamos precisar acompanhar os novos suportes.
Como você avalia a nova geração, que está crescendo no mundo tecnológico?
Os jovens de hoje são mais espertos e mais antenados, eles têm outra cabeça, são para frente. As pessoas hoje pensam em como ganhar dinheiro pela internet.


