Há três anos, Marcelo Santos optou por trocar a programação das TVs abertas por um novo mundo, no qual o
entretenimento pode ser adaptado ao seu gosto: o mundo dos serviços de
streaming. Esse modelo tem se popularizado. A empresa Netflix, já possui mais de dois milhões de assinantes no Brasil.
Por: Camila Natalie
De casa para o trabalho. Do trabalho para a casa. Essa é a rotina do programador Marcelo Soares dos Santos, de 23 anos. Morador de Caçapava, ele precisa se deslocar diariamente para São José dos Campos, onde trabalha em uma empresa de Tecnologia da Informação. Além das obrigações profissionais, Marcelo frequenta a academia e se dedica aos estudos nas horas vagas. “Perco muito tempo indo e voltando do trabalho, um tempo que eu poderia investir em outras coisas”, avalia. Entretanto, sua rotina não é diferente de toda a população brasileira.
Um estudo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em março deste ano mostra que 7,4 milhões de pessoas em todo o país se deslocam de um município a outro todos os dias para trabalhar ou estudar. Uma das consequências dessa pesquisa pode ser verificada nas redes de televisão. Nos últimos anos, as principais emissoras de TV aberta no Brasil registraram os piores índices de audiência. Um dos motivos da queda é o fato da programação não acompanhar o ritmo de vida dos telespectadores.
Há três anos, Marcelo Soares dos Santos é assinante do serviço de streaming Netflix - empresa líder mundial no segmento -, que disponibiliza filmes e séries através da internet por menos de 20 reais mensais. “Gosto da liberdade que o Netflix me dá para escolher quando e o que quero assistir”, explica Marcelo.
Esse novo modelo audiovisual de entretenimento têm se popularizado. Em setembro de 2014, o
Netflix alcançou a marca de 2,2 milhões de assinantes no Brasil. O número é sete vezes maior do que o registrado nos três primeiros meses de operações no país, em 2011.
Marcelo, além de assinar o serviço pela praticidade oferecida, não quer depender do conteúdo que a TV oferece. “As emissoras decidem por nós, não temos o poder de escolha do nosso próprio entretenimento”, afirma.
Seguindo a tendência, a empresa Amazon está investindo em séries autorais, uma delas será escrita e dirigida pelo célebre cineasta americano Woody Allen. Todas as obras são exibidas no serviço Prime Instant Video, dos Estúdios Amazon. Entretanto, sem previsão de chegar ao Brasil.
Confira nosso PodCast: http://agenciajodigital.blogspot.com.br/2015/04/tvs-abertas-perdem-espaco-para-servico_16.html

