A revelação do Bike Polo em São José dos Campos

Dois irmãos joseenses, fundaram a primeira equipe de Bike Polo da cidade e que, atualmente, vem conquistando seu espaço como modalidade prodígio.Tudo começou pela paixão que Alberto Rabelo, 28 anos, tinha pela bicicleta e que acabou passando para o irmão, Lucas Rabelo, 24 anos, apresentando à ele o mundo do Bike Polo.

Por Kaori Iwamoto
No começo, os dois irmãos iniciaram treinamentos em quadras de bairros em São José dos Campos, apenas os dois e, com seus tacos personalizados, passando a pequena bola um para o outro em cima de suas bicicletas e, claro, com a proteção de um capacete. Depois de muitas pedaladas, juntos criaram o primeiro grupo de Bike Polo em São José dos Campos. Além de convidar os próprios amigos para o esporte, criaram uma página no Facebook atingindo e mobilizando mais pessoas da região. Eles também contaram com o apoio das primeiras equipes de Bike Polo do Brasil absorvendo dicas e participando de treinos e campeonatos.
O esporte é semelhante ao Polo à cavalo, porém, utiliza-se a bicicleta. A modalidade exige dois times com três pessoas em cada, mas conta também com mais um integrante como reserva. Cada partida dura dez minutos, ganha em primeiro aquele que realizar cinco gols, caso o tempo termine, o time que estiver com a maior quantidade de gols ganha. Três regras são fundamentais para a prática do esporte, primeiro, não é permitido o contato dos pés no chão. Caso a ação ocorra, o jogador deverá se retirar da jogada e bater o taco em uma área destinada nas laterais do meio da quadra. Segunda regra, para o jogador marcar um gol, deverá usar a extremidade da cabeça do taco e se eventualmente o jogador bater com a parte larga o gol não valerá. Já a terceira regra, quando um gol é obtido pelo time adversário, o mesmo deverá voltar para o lado da quadra onde iniciou a partida. Assim que o time adversário passar do meio de campo, os integrantes podem efetuar uma defesa ou contra-ataque.
Tendo sua equipe de Bike Polo joseense firmada, participaram de campeonatos como o Torneio Adictos e o Torneio Família Bike Polo, ambos de São Paulo, o Sulamericano Bike Polo e o 1er Latinoamericano de Bike Polo Bogotá Colômbia, próxima competição da equipe. O irmão Lucas ainda lembra a sensação de participar do primeiro campeonato. “Estávamos bem nervosos, ficamos em último lugar. Mas valeu muito a nossa participação. Ganhamos muita experiência e evoluímos muito de um campeonato para o outro”.
Com intuito de mobilizar o maior número de jogadores da modalidade esportiva em São José dos Campos, a crescente adesão de participantes e a fundação de mais equipes joseenses, o Bike Polo tem unido cada vez mais pessoas em torno deste esporte e causando empolgação de seus pioneiros. “Minha expectativa para o Bike Polo é que o esporte cresça bastante, não só no Brasil, mas no mundo inteiro. Pode parecer estranho, mas a diversão não é falha. Um dos esportes mais legais que eu já joguei na minha vida inteira”, afirma Lucas.