Música como estímulo para o exercício físico

Por Gabriel Priante

Hora de ir para a academia. Ou até mesmo de fazer aquela corridinha receitada pelo médico. Com elas também chegam as caras e bocas que muitas das vezes aparenta insatisfação e obrigação. Para excluir este sentimento inúmeras pessoas vêm utilizando música como forma de motivação para a realização de alguma atividade física.
Marcelle Alves Monteiro, formada em Recursos Humanos, vai para academia 5 vezes por semana e afirma que prefere escutar música, pois lhe proporciona um ânimo maior. “Quando escuto algum som, agitado é claro, meu rendimento nas atividades é bem melhor”, confessa. Ela ainda completa que gosta de dividir os estilos musicais. “Quando alguém põe um estilo muito lento, já num gosto, e peço para tirar”.

Segundo um experimento da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), realizado com 10 pessoas, entre 18 e 30 anos, em que foram submetidas a quatro sessões de caminhadas ouvindo diferentes estilos músicas populares, se concluiu que a própria música é um grande fator no exercício físico, podendo afetar no rendimento, na frequência cardíaca e na motivação de quem prática.

Diferente de Marcelle, o graduando do curso de Letras, Paulo Cardoso de Siqueira Junior, revela que um dos motivos pelos quais não gosta de escutar algo, é porque o estilo de música colocado não o agrada. “Prefiro assistir televisão, isso me distrai mais”, completa ele, que freqüenta a academia quatro vezes por semana.

“A diferença de escutar ou não é tornar a atividade prazerosa”, comenta a educadora física, Profa. Liliane Cordeiro dos Santos, formada na UNIVAP. Explica ainda que ao escutar alguma música o indivíduo muda totalmente seu foco, e assim a atividade não parece demorar tanto. “A pessoa não pode ser escrava daquele exercício, e quando se tem a música ao seu redor tudo parece passar mais rápido”, opina.
Porém não se deve esquecer tudo e colocar o som nas alturas. Fique atento com o limite do volume, que deve ser em torno de 80 a 85 decibéis. Além disso, não se esqueça de realizar também um bom alongamento e um breve aquecimento antes de qualquer exercício.
Agora, é só escolher seu ritmo preferido e dar um ‘start’ em suas atividades.