Vivenciando a prática

Atividades fora da sala de aula auxiliam na formação de universitários

por Ana Paula Alves
      
        Teoria é extremamente importante, mas ficar em uma sala de aula o período inteiro, absorvendo informações não é o suficiente para quem deseja alcançar o ápice da profissão que tanto sonha.
No momento de surto, quando a vontade de desistir assombra os estudantes é que a prática chega até eles despertando interesse e estimulando a prosseguir.
Atualmente, é o que as universidades têm feito. Com o tempo, perceberam que o investimento em atividades práticas auxilia no desenvolvimento do aluno durante a graduação e pode apresentar resultados positivos na futura carreira.
Um bom exemplo é a iniciativa de professores e alunos do curso de Arquitetura da Universidade de Taubaté (Unitau), que durante todo o ano de 2010 criaram projetos de reconstrução de residências e estabelecimentos da cidade de São Luiz do Paraitinga, que teve parte de seus patrimônios históricos destruídos com a enchente em janeiro do ano passado. Os alunos tiveram a oportunidade de criar plantas e apresentá-las aos moradores. Todo o projeto foi acompanhado por alguns professores da área.
Os estudantes do curso de biologia da Unitau também decidiram colocar em prática toda a teoria da sala de aula. Todos os anos professores e alunos realizam uma expedição à Mata Atlântica, na cidade de Monteiro Lobato. Na viagem, os futuros biólogos participam de palestras e aulas práticas no meio da mata, vendo de perto e tocando o que só tinham o hábito de observar nos livros.

Veja também a importância da teoria.