60 anos de Getz/Gilberto: o disco brasileiro que ganhou o mundo

Por Pedro Mathey

Em março de 1964 o álbum Getz/Gilberto chegava nas prateleiras das lojas de disco americanas. O álbum é o responsável pela divulgação e o sucesso da Bossa Nova no mundo, além de ser o disco que lançou a Garota de Ipanema, tanto música quanto cantora.

Numa iniciativa do produtor Tom Creed Taylor, os artistas brasileiros João Gilberto e Antônio Carlos Jobim dividiram estúdio com um dos mais aclamados saxofonistas da época, Stan Getz. o músico americano já havia feito experimentações com o ritmo da bossa nova. Em 1963, sua versão de Desafinado, composição de Tom Jobim, havia feito grande sucesso, influenciando Stan a continuar no gênero brasileiro. Confira o álbum abaixo:



Produção
O disco teve a produção complicada, com as gravações sendo diversas vezes interrompidas pelo conflito entre a personalidade forte de João Gilberto e a teimosia do saxofonista. Apesar disso, o álbum se tornou um dos mais importantes da música brasileira e mundial. O álbum foi ganhador de quatro estatuetas no Grammy de 65, enquanto o single The Gril From Ipanema passou a marca de 1 milhão de discos vendidos, permanecendo doze semanas entre os campeões de venda. O single ainda é responsável por lançar Astrud Gilberto com cantora, sendo eternizada como a garota de Ipanema.

As oitos faixas do álbum foram gravadas em apenas dois dias - 18 e 19 de março de 1963. Para a composição do conjunto, Tom e João escolheram Milton Banana para a bateria e Tião Neto no contrabaixo. João Gilberto, famoso pela sua personalidade, implicava com Stan alegando que os solos de saxofone estavam altos demais, o que forçou o americano a gravar seus solos separado dos demais.

Astrud Gilberto, esposa de João na época, não participaria do disco inicialmente, porem, durante os ensaios, o seu jeito doce de cantar e pronunciar o inglês nos duetos com o marido, encantou o saxofonista e o produtor Creed Taylor, que a incluiu no disco. Astrud gravou duas faixas: Corcovado e Garota de Ipanema. Ambas as faixas contam com a parte em português, cantada por João, parte em inglês, cantada por Astrud, e solos de saxofone e piano, o que deixou as músicas enormes. Foi então que Creed Taylor resolveu cortar a parte em português e lançar a Garota de Ipanema como single, sendo uma das decisões mais importantes da história da música.

Álbum
Getz/Gilberto foi lançado um ano após ser gravado e foi um sucesso absoluto, sendo o disco de jazz mais vendido da história. Mas não podia ser diferente: João Gilberto e seu revolucionário violão são os protagonistas das oito faixas, Tom, seu piano e seus arranjos nos mostram o que faz a Bossa Nova ser o que é, a bateria de Milton traz a o que mais faltava nos discos de bossa americanos, o balanço do samba e Stan, embora contido, complementa e dueta com o vocal de João e Astrud de forma impecável com seu saxofone.

Comentários