Santo de casa faz milagre: viagens para o Nordeste crescem

A região, sempre em foco, chama a atenção dos passageiros mais do que nunca. Aproveitando a alta do dólar, brasileiros usam seus dias de folga e férias para conhecer os estados conterrâneos ao invés de fazer viagens internacionais. Paisagens chamativas e o bom humor dos nordestinos fazem com que o passeio se torne mais agradável.

 Por Fernanda Gonçalves 




Costa do Recife (PE) vista do avião
Desde janeiro de 2013, há um aumento na procura de viagens para dentro do país e, de acordo com um levantamento realizado pela Fundação Getúlio Vargas, os estados do Nordeste continuam sendo os preferidos com 49% das indicações. “O brasileiro realmente gosta de praia e as do Nordeste são mais bonitas, além do povo ser bastante acolhedor”, explica Elenita Costa, agente de viagens há 27 anos. 

Thaís Fraga, de 27 anos, vai para o Nordeste pelo menos uma vez por ano. “O Recife, por exemplo, é um lugar estratégico. Em uma única viagem, posso conhecer Olinda, Porto de Galinhas e Maragogi”, destaca Thaís, que também é agente de viagens . Para ela, a área de maior riqueza é apenas a parte turística da cidade, tendo um grande contraste com a pobreza dos nativos. Apesar disso, Recife tem paisagens naturais que chamam atenção. 

O destino escolhido pela advogada Vanessa Osório, de 36 anos, foi Fortaleza. Com uma população de aproximadamente 3,8 mi habitantes, muitas praias não são próprias para banho, como a Praia de Meireles. Há, então, a necessidade de ir para cidades próximas aproveitar o mar e os passeios de buggies. “Nos levam a praias distantes, com pequenas vilas e restaurantes típicos”, conta Vanessa. 

A estudante de obstetrícia Jéssica Coelho, de 20 anos, gosta de viajar. Passou por Fortaleza, Porto Seguro e Ilhéus. “Eu tinha uns 10 anos na época, então, era preciso que o destino oferecesse, também, atividades variadas para crianças”, diz. 

A Bahia é o estado que possui a maior faixa litorânea do Brasil e Ilhéus é a cidade com o mais extenso litoral dentre os municípios bahianos. Porto Seguro não fica atrás. Considerada um dos principais pontos turísticos do país, a cidade recebe gente desde a região centro-sul até de outros países como Argentina, Portugal, Estados Unidos, Israel e França. Além das praias, as cidades contam com construções históricas, deixando os passeios ainda mais ricos.