Alunos da Unitau viajam o mundo fazendo cursos especializados em cultura e idiomas através de programas universitários
O estudo no exterior pode elevar o currículo de um aluno a um nível superior ao dos concorrentes. Os Programas Universitários representam uma abertura para essa experiência, pois proporcionam ao estudante o contato com a tecnologias, pesquisas e inovação desenvolvidos no mundo.
Por Laurene Santos
Por Laurene Santos
Alguns bancos brasileiros costumam firmar parcerias com Universidades para atuarem mais de perto na qualificação de futuros profissionais. A Universidade de Taubaté é uma das instituições que aderiu aos programas universitários do Santander.
Em 2011, a aluna do quarto ano de jornalismo, Fernanda Rocha, levou o nome da Universidade de Taubaté (UNITAU) na final do concurso Semana Estado de Jornalismo com uma reportagem sobre empreendedorismo na venda de imóveis. Nessa edição o programa Santander Universidades premiou os seis melhores candidatos do concurso com uma bolsa de estudos na Universidade de Salamanca na Espanha. Fernanda passou três semanas na Europa, onde frequentou um curso sobre a língua e cultura espanhola, visitou cidades e refletiu a respeito do próprio país.
Maria Julia Egreja também é uma das alunas contempladas pelo Santander Universidades. Em julho deste ano ela prestou uma prova para o Fórmula Santander e passou no concurso em primeiro lugar. A estudante vai embarcar para Portugal em setembro de 2015. No país, a aluna fará matérias jornalísticas que correspondem as do Brasil, além de reportagens próprias. A maior preocupação da jovem, que cursa o terceiro período de jornalismo, é entregar o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) a tempo de viajar no próximo ano.
Os estudantes dos cursos de comunicação da Unitau participam ativamente de projetos de incentivo educacional. “Essas parcerias são muito importantes para o desenvolvimento profissional e a qualidade do ensino dos nossos alunos”, explica a coordenadora do curso de jornalismo, Edilene Maia. A perspectiva é levar o nome da universidade à outros países e instituições, além de formar profissionais mais preparados para o mercado de trabalho.
