Ser escoteiro é praticar cidadania com diversão

Por Vitor Ferrero

Há um monitor responsável pela administração, disciplina, treinamento, atividades e boa apresentação de sua patrulha e, é ajudado pelo sub-monitor. O desenvolvimento de habilidades de liderança é uma parte significativa do Programa Escoteiro, pois contribui para que o jovem de hoje torne-se o líder de amanhã. Atualmente existem sete grupos escoteiros em Taubaté, sendo que das três vertentes do Escotismo, que são diferenciadas somente no foco de suas atividades, duas estão presentes: As Modalidades do Ar e da Terra

A flor-de-lis é o símbolo do movimento escoteiro, as três pétalas representam os três pilares da promessa escoteira e, o apontar para o norte em mapas e bússolas, mostra para onde o jovem deve ir, sempre para cima. O lema dos escoteiros é: sempre alerta! (Be Prepared!), significa que você está sempre preparado, atento, física e mentalmente para cumprir o dever para com Deus, à pátria e o próximo.

O escotismo está destinado aos jovens dispostos a aprender fundamentos de grande utilidade para o resto da vida. Na tropa escoteira, meninos e meninas se dividem em categorias separadas pelas idades dos jovens. Com isso aumentam seus conhecimentos e sua autoconfiança, de forma bem divertida aprendem a conviver em equipe, respeitar a natureza e outras coisas necessárias à essa fase da vida. O movimento atua na educação e conduta dos jovens, antes de qualquer coisa, os escoteiros praticam a cidadania.

"Prometo pela minha honra, fazer o melhor possível para: cumprir meus deveres para com Deus e a minha
Pátria; Ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião; Obedecer a lei do escoteiro e servir a União dos Escoteiros do Brasil." Essa é a promessa que os escoteiros fazem para ingressar no movimento.

"O Movimento Escoteiro une as pessoas, mesmo sem se conhecerem, somente pelo fato de serem escoteiros. A cada conquista, cada sorriso e diversão de um jovem visto em atividade ou até em fotos nosso coração se enche de alegria e orgulho", disse Antonio Carlos Penido, pai de um garoto escoteiro em São Paulo.



Assista o vídeo e entenda um pouco mais sobre o Escotismo: