Por Rafael Lima
A cada quatro anos o patriotismo toma conta do povo brasileiro durante trinta dias, ou menos, dependendo do desempenho da Seleção Brasileira na Copa do Mundo. O país praticamente pára nos dias de jogos do Brasil, independentemente do dia e hora da partida. O que vale é a “torcida”.
Enquanto a CBF tem lucros exorbitantes com os jogos do time tupiniquim, milhares de empresários sofrem com a queda no faturamento nos dias de “parada para o jogo”. O prejuízo pode variar de 20% a 30% em apenas um mês de trabalho, em alguns casos.
A queda nas vendas verificada em algumas empresas em razão de eventos sazonais, como a Copa do Mundo, é prevista por especialistas da área. Segundo a Associação Comercial (ACI) de São José dos Campos, a mudança deve ser levada em conta na elaboração do planejamento estratégico de cada companhia.
Para o presidente da ACI, Felipe Cury, a migração do interesse em certos produtos, dependendo de uma data específica, é dada como certa. Ele alerta os empresários para o desenvolvimento de saídas criativas que compensem as perdas causadas por esse fenômeno.
“O empresário tem que se preparar para este período assim como ele se prepara para o Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais e Natal. Tem que desenvolver programas para que essa suficiência supere o período de vacas magras”, disse.
Uma distribuidora paulistana de balanças digitais é uma das empresas que registra queda de 30% nas vendas durante a Copa. O consultor de vendas, Rodrigo Garcia, afirma que é difícil conter esta queda. “Devido a Copa o gasto do consumidor acaba sendo direcionado para setores como televisão, produtos específicos do evento, viagens”.
Profissionais da área da saúde, por exemplo, também sentem o impacto direto de grandes eventos nos lucros de consultórios e clínicas. A dentista joseense Priscila Rúbia Beraldo garante que as perdas no fim do mês chegam a vinte e cinco por cento. “Em dias de jogos da Seleção os clientes desmarcam as consultas e isso compromete nossa renda”, disse.
Essas e outras ideias sustentáveis/recicláveis podem ser conferidas no blog reclica formado por estudantes de jornalismo do Rio Grande do Sul que tem como objetivo mostrar as inúmeras formas de reciclagem.
A cada quatro anos o patriotismo toma conta do povo brasileiro durante trinta dias, ou menos, dependendo do desempenho da Seleção Brasileira na Copa do Mundo. O país praticamente pára nos dias de jogos do Brasil, independentemente do dia e hora da partida. O que vale é a “torcida”.
Enquanto a CBF tem lucros exorbitantes com os jogos do time tupiniquim, milhares de empresários sofrem com a queda no faturamento nos dias de “parada para o jogo”. O prejuízo pode variar de 20% a 30% em apenas um mês de trabalho, em alguns casos.
A queda nas vendas verificada em algumas empresas em razão de eventos sazonais, como a Copa do Mundo, é prevista por especialistas da área. Segundo a Associação Comercial (ACI) de São José dos Campos, a mudança deve ser levada em conta na elaboração do planejamento estratégico de cada companhia.
Para o presidente da ACI, Felipe Cury, a migração do interesse em certos produtos, dependendo de uma data específica, é dada como certa. Ele alerta os empresários para o desenvolvimento de saídas criativas que compensem as perdas causadas por esse fenômeno.
“O empresário tem que se preparar para este período assim como ele se prepara para o Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais e Natal. Tem que desenvolver programas para que essa suficiência supere o período de vacas magras”, disse.
Uma distribuidora paulistana de balanças digitais é uma das empresas que registra queda de 30% nas vendas durante a Copa. O consultor de vendas, Rodrigo Garcia, afirma que é difícil conter esta queda. “Devido a Copa o gasto do consumidor acaba sendo direcionado para setores como televisão, produtos específicos do evento, viagens”.
Profissionais da área da saúde, por exemplo, também sentem o impacto direto de grandes eventos nos lucros de consultórios e clínicas. A dentista joseense Priscila Rúbia Beraldo garante que as perdas no fim do mês chegam a vinte e cinco por cento. “Em dias de jogos da Seleção os clientes desmarcam as consultas e isso compromete nossa renda”, disse.
Essas e outras ideias sustentáveis/recicláveis podem ser conferidas no blog reclica formado por estudantes de jornalismo do Rio Grande do Sul que tem como objetivo mostrar as inúmeras formas de reciclagem.